GOVERNO

A Austrália tornou-se uma federação em 1901, passando a ter suas próprias leis e governo. O país é um membro independente do Reino Unido da Inglaterra e é governado por um sistema de monarquia constitucional com uma divisão de poder federal.

Como a rainha Elizabeth II reside no Reino Unido, ela tem um representante da Inglaterra na Austrália, o Governador Geral e a nível estadual tem-se governadores.

A constituição também define os poderes que o governo central e os estaduais tem de legislar, tanto que cada estado, além das leis federais, tem diferentes tipos de leis, o que de vez em quando pode gerar dúvidas e confusões, portanto é bom estar ciente das leis do lugar onde você vai.

Partidos políticos escolhem representantes e candidatos a primeiro ministro nas eleições gerais. O primeiro ministro pode perder o mandato, caso não consiga cumprir com as metas do programa de governo ou não consiga a maioria das cadeiras no parlamento mesmo com as coalizões com outros partidos.

Atualmente a primeira ministra da Austrália é Julia Gillard. Assim como no Brasil, na Austrália o voto é obrigatório e o cidadão que não votar pode pagar multa se não apresentar uma justificativa.

© 2000-2017. | Todos os direitos reservados. Movido a Web