GRADUAÇÃO

Gradação ou Faculdade – (Bacharelado ou Bachelor)


Estudar dentro de uma faculdade na Austrália e realmente a experiência que todos os alunos estrangeiros procuram, pois permite um intercâmbio entre culturas, ideias, e valores. Esta troca e' realmente incrível!


Dentro das universidades Australianas e’ possivel encontrar ate’ 110 nacionalidades dentro do mesmo campus (as vezes 34 nacionalidades dentro de uma sala de 50 alunos), e isso existe em muito poucos países, e isso realmente e' que caracteriza o multiculturalismo e a globalização, de um pais de primeiro mundo como a Austrália.


Mesmo que você queria estudar inglês dentro de uma universidade, você vai perceber esta grande diferença e vai aproveitar o máximo da sua experiência no exterior.


O mais importante, e’ a conexão que existe com a sociedade local, comunidade local que e’ exclusiva das universidades que proporcionam tudo aquilo para uma integração com a realidade Australiana, aonde as oportunidades de emprego, amizades, e mil outras coisas, vão aparecer no seu caminho. Criando uma network de contatos mundial, globalizada.


Estudar dentro de uma universidade, um curso de Inglês seguido por uma faculdade, vai realmente mudar a sua vida, e você vai ver o mundo com outros olhos.


Alem da grande “ imerssão ” na cultura Australiana, socialmente, culturalmente, e em todos os sentidos, você vai ter acesso também, a bibliotecas incríveis, academias de ginástica, restaurantes, eventos e toda a estrutura desta universidade que vai te proporcionar uma experiência única.


Existem aproximadamente 40 Universidades na Austrália. Entre estas, existem mais de 150 campus universitários, e a maioria nas capitais e próximas das capitais, algumas em grande centros regionais.


Abaixo existe uma tabela para ilustrar um comparativo dos cursos de nivel universitário da Austrália comprando com os do Brasil, para sua informação:

 

EQUIVALENTE NO BRASIL

HIGH SCHOOL (ENSINO MÉDIO)

Vocation Education and Training (vet) – Educação Técnica

University (Higher Education) – Ensino Superior

DOUTORADO

   

PhD
Doctoral Degree

MESTRADO

   

Master Degree

PÓS-GRADUAÇÃO

   

Graduate Diploma

PÓS-GRADUAÇÃO CURTA

   

Graduate Certificate

BACHARELADO

   

Bachelor Degree

TECNÓLOGO AVANÇADO

 

Advanced Diploma

 

TECNÓLOGO

 

Diploma

 

TECNÓLOGO CURTO

 

Certificate II, III e IV

 

ENSINO MÉDIO

Senior Secondary

   

Tabela acima:  Nomenclatura comparadas com a o Brasil


Semestral e Trimestral
Seus estudos em uma faculdade Australiana podem ser em 2 tipos de sistemas:

 

1-Semestral
Como no Brasil, início em Fevereiro, terminando em Junho, com férias de 1 mes em Julho e retornando em Agosto, com férias de Nov/Dez ate’ Fevereiro do ano seguinte.
Geralmente 3 a 4 anos de faculdade.


2-Trimestral
Parecido com os USA, você estuda 3 períodos de 14 semanas, começando em Janeiro, Maio e Setembro e férias de 15 dias entre Janeiro e Maio, e Maio e Setembro, sendo que no final do ano, férias de 1 mes somente.
Geralmente 2 anos de faculdade

 

Nos dois sistemas, você estuda 24 matérias (4 matérias por período de 14 semanas) sendo que no sistema semestral, você estuda 8 materias por ano, e no sistema trimestral estuda 12 matérias por ano, por isso terminando mais rápido.

 

A vantagem do sistema trimestral e’ que você acaba ganhando tempo, terminando seu curso antes e começando a trabalhar antes.

 

Terminando 1 ou 2 anos antes também economiza 1 ou 2 anos em custos de acomodação e comida, o que faz uma grande diferença.

 

A desvantagem e’ que você acaba pagando 12 materias em 1 ano, o que pode ficar mais pesado financeiramente, dependendo da universidade que você for estudar.

 

Aulas
As aulas dentro das faculdades Australianas são geralmente dividas em 3 tipos:

 

1-Palestras
As palestras são geralmente em anfiteatros com telão, ar-condicionados, aonde os professores palestrantes (geralmente são doutores no assunto) fazem apresentações de 2 horas abrangendo os tópicos da matéria em questão.

 

Durante as palestras, várias salas de aula se juntam, podendo ter 50 a 100 pessoas dependendo se a universidade for pública ou privada.

 

Se for pública geralmente tem mais gente, se for privada geralmente menos.

 

A qualidade de atendimento das universidades privadas e’ melhor, pois existem menos alunos e mais atenção a cada aluno.

 

Alunos estrangeiros nao tem direito aos benéficos que os Australianos tem, e pagam um preço diferenciado para estudar nas universidades Australianas.

 

2-Tutoriais
São aulas que trabalham em pequenos grupos em cima da matéria lecioanada durante a palestra.
A turma grande se divide em pequenos grupos para fazer exercícios, trabalhos, discussões sobre esta matéria.

 

Nestas aulas você tem acesso mais pessoal a um tutor, que geralmente e’ uma pessoa que tem domínio total da matéria em questão, que pode tirar suas duvidas, e ajudar em trabalhos e projetos.
Este tutor nao e’ necessariamente um doutorado e nao e’ necessariamente um professor. As vezes alunos de grande destaque nesta matéria de anos anteriores se tornam tutores e iniciam sua vida acadêmica lecionando atraves destas aulas.

 

3-Laboratórios (Labs)
Durante os laboratórios, vocês fazem experiências, trabalhos, simulações, jogos e praticam o que foi aprendido durante as palestras e tutoriais.
Exemplo: Em economia, os laboratórios são nada mais do que simulações gráficas dos fatores económicos de um certo pais, que vai mostrar o que deve acontecer na economia em certa área e como esta afeta as outras áreas da economia.
Feito atraves de computadores, os gráficos demonstram as reações de movimentos econômicos de certas decisões tomadas pelo governo.

 

Dependendo da matéria, estes laboratórios não existem, mas vale a pena citar, pois se aparecer, vocês estao preparados para isso.

 

Horários de Aula
Geralmente os horários de aula são flexíveis, e vocês podem montar a própria grade dependendo da disponibilidade das matérias daquele semestre ou trimestre.

Exemplo:

Hora


Segunda


Terça


Quarta


Quinta


Sexta

Sábado

Dom

8-10

Palestra

Economia

 

Tutorial
Economia

       

10-12

Gym

Palestra
Marketing

 

Tutorial Marketing

     

12-2

Almoço

Almoço

         

2-4

Palestra

Estatística

Gym

Tutorial
Estatística

       

4-6

Trabalhar

Palestra
Finanças

         

6-8

 

Trabalhar

Tutorial Finanças

       

Exemplo de horário de 4 materias (palestras e tutoriais, com dias livres para trabalhar e ir na acadêmia por exemplo.

 

Como você vê, o curso e’ considerado FULL-TIME pois você tem que estar matriculados em um curso de 4 matérias para ser full –time, mas ao mesmo tempo, tem um horário bem tranquilo. Na verdade nao e’ full-time!

 

Quer saber mais sobre faculdade na Austrália? Escreva para info@australiago.com

 


AUSTRALIAGO.COM
© 2000-2017. | Todos os direitos reservados. Movido a Web