BRA 011 3129-8649 | AUS 07 5538-1480 info@australiago.com

PÓS GRADUAÇÃO

Pós-graduação (Especialização, Pós, Mestrado ou PhD):

Estudar dentro de uma universidade, um curso de Especialização, Pós, Mestrado ou PhD na Austrália e realmente a experiência que hoje em dia, passou a ser essencial, para uma boa colocação no mercado de trabalho.
Ser formado em uma faculdade somente, não faz com que você consiga aquela vaga tão desejada de emprego que você sempre procurou e sonhou. Um extra é necessário, por isso, leia com atenção como atingir este objetivo.

Além de ter uma grande mistura de alunos estrangeiros dentro da mesma universidade, permitindo um intercâmbio incrível entre culturas, idéias, e valores (é possível encontrar até 110 nacionalidades dentro do mesmo campus, e as vezes, em uma sala de 50 alunos, aproximadamente 34 nacionalidades diferentes) , caracterizando ainda mais o multiculturalismo e a globalização que existem nos países de primeiro mundo como a Austrália.

Neste nível, você provavelmente já vai ter um Inglês fluente, tendo que ter obrigatoriamente feito a prova do IELTS (Academic), TOEFL ou equivalente, e ter no mínimo, um bom histórico escolar, bons resultados anteriores, para conseguir ser aprovado.

Dependendo da universidade, o GMAT também é um pré-requisito.

Dependendo do curso que você escolher, e sua rede de contatos com empresas, pesquisas, e pessoas de alto nível, vai ser o seu dia-a-dia, pois muitas empresas usam os alunos destas universidades para fazer projetos de vida real, aonde os alunos tem contatos muito importantes que podem gerar um futuro super emprego.

O mais importante, é a conexão que existe com a sociedade local, comunidade local que é exclusiva das universidades que proporcionam tudo aquilo para uma integração com a realidade Australiana, aonde as oportunidades de emprego, amizades, e mil outras coisas, vão aparecer no seu caminho.

Estudar dentro de uma universidade, um curso de especialização, pós-graduação ou mestrado, vai realmente mudar a sua vida, sua visão do mundo vai mudar.

Além da grande “ imersão ” na cultura Australiana, socialmente, culturalmente, e em todos os sentidos, você vai ter acesso também, a bibliotecas incríveis, academias de ginástica, restaurantes, eventos e toda a estrutura desta universidade que vai te proporcionar uma experiência única.

Existem aproximadamente 40 universidades na Austrália. Entre estas, existem mais de 150 campus universitários, e a maioria nas capitais e próximas das capitais, algumas em grande centros regionais.

Abaixo existe uma tabela para ilustrar um comparativo dos cursos de nível universitário da Austrália comprando com os do Brasil, para sua informação:

EQUIVALENTE NO BRASIL

HIGH SCHOOL (ENSINO MÉDIO)

Vocation Education and Training (vet) – Educação Técnica

University (Higher Education) – Ensino Superior

DOUTORADO

PhD
Doctoral Degree

MESTRADO

Master Degree

PÓS-GRADUAÇÃO

Graduate Diploma

PÓS-GRADUAÇÃO CURTA

Graduate Certificate

Tabela acima – Nomenclatura dos cursos Australianos comparados com as do Brasil

 

Tipos de Pós-graduação:

Graduate Diploma ou Certificate (comparado a especialização)
Para começar um Graduate Diploma ou Certificate é necessário ter terminado um curso de graduação normal (Bacharelado). Dependendo do sistema da universidade em questão, você pode completar este programa em um ano se estudarem período integral (full time), estudando 2 períodos de 6 meses, como no Brasil, estudando 8 matérias, 4 matérias por cada semestre.

Se a universidade que você for estudar for no sistema trimestral (3 períodos de 14 semanas durante o ano) você pode completar este curso em 28 semanas (2 períodos de 14 semanas) sendo que estudará 4 materias por cada 14 semanas, terminando o curso mais rápido.

No caso do Graduate Certificate, se o estudante não tiver se formado em nenhum outro curso, experiência de trabalho de muitos anos pode ser o bastante para ser aceito.

Course Work Masters
Um bacharelado ou equivalentes é o bastante para entrar em alguns cursos de Masters

Estudando período integral (veja gráfico abaixo sobre horários de aulas) estudantes podem completar o curso entre 1 a 2 anos (dependendo se for trimestral ou semestral- abaixo uma explicação mais detalhada sobre os dois sistemas).

No sistema semestral são necessárias 3 semestres, e o aluno estuda 4 matérias por cada semestre, completando o curso em 1 ano e meio aproximadamente.

No sistema trimestral, são necessários 3 períodos de 14 semanas, e o aluno estuda 4 matérias para cada período de 14 semanas, terminando o curso em aproximadamente 1 ano.

Research Masters
Um curso de bacharelado ou equivalente é necessário para ser aceito neste programa. Estudantes de período integral poderão terminar este programa em 1 ou 2 anos (dependendo do sistema da universidade em questão)
Este curso é totalmente voltado a pesquisa, não existem aulas, e fica nomeado um supervisor para supervisionar toda a pesquisa feita do aluno, e normalmente o supervisor é um doutor (PhD).

PhD
Geralmente ter feito um Masters é um pré-requisito para ser aceito neste programa. Contudo, outras qualificações podem ser consideradas, desde que o Diretor Acadêmico às aprove.

Este programa pode ser completado em 3 ou 4 anos, e a média de duração deste programa em várias Universidades é de 3,7 anos. Para saber mais sobre estes programas, na área de sua preferência, por favor, registre-se agora e nós entraremos em contato com você ainda hoje.

Tipos de universidades – Sistemas de ensino – Semestral e Trimestral
Seus estudos em uma universidade Australiana podem ser em 2 tipos de sistemas:

1-Semestral
Como no Brasil, início em Fevereiro, terminando em Junho, com férias de 1 mês em Julho e retornando em Agosto, com férias de Novembro/Dezembro até Fevereiro do ano seguinte.
Geralmente 3 a 4 anos de faculdade.

2-Trimestral
Parecido com os USA, você estuda 3 períodos de 14 semanas, começando em Janeiro, Maio e Setembro e férias de 15 dias entre Janeiro e Maio, e Maio e Setembro, sendo que no final do ano, férias de 1 mês somente,

Geralmente 2 anos de faculdade.

Nos dois sistemas, você estuda 24 matérias (4 matérias por período) sendo que no sistema semestral, você estuda 8 matérias por ano, e no sistema trimestral estuda 12 matérias por ano, por isso terminando mais rápido.

A vantagem do sistema trimestral é que você acaba ganhando tempo, terminando seu curso antes e começando a trabalhar antes.

Terminando 1 ou 2 anos antes também economiza 1 ou 2 anos em custos de acomodação e comida, o que faz uma grande diferença.

A desvantagem é que você acaba pagando 12 matérias em 1 ano, o que pode ficar mais pesado financeiramente, dependendo da universidade que você for estudar.

Aulas
As aulas dentro das faculdades Australianas são geralmente divididas em 3 tipos:

1-Palestras
As palestras são geralmente em anfiteatros com telão, ar-condicionados, aonde os professores palestrantes (geralmente são doutores no assunto) fazem apresentações de 2 horas abrangendo os tópicos da matéria em questão.

Durante as palestras, várias salas de aula se juntam, podendo ter 50 a 100 pessoas dependendo se a universidade for pública ou privada.

Se for pública geralmente tem mais gente, se for privada geralmente menos.

A qualidade de atendimento das universidades privadas é melhor, pois existem menos alunos e existe mais atenção a cada aluno,

Alunos estrangeiros não tem direito aos benefícios que os Australianos tem, e pagam um preço diferenciado para estudar nas universidades Australianas, mais caro.

2-Tutoriais
São aulas que trabalham em pequenos grupos em cima da matéria lecioanada durante a palestra. A turma grande se divide em pequenos grupos para fazer exercícios, trabalhos, discussões sobre esta matéria.

Nestas aulas você tem acesso mais pessoal a um tutor, que geralmente é uma pessoa que tem domínio total da matéria em questão, que pode tirar suas dúvidas, e ajudar em trabalhos e projetos. Este tutor não é necessariamente um doutorado e não é necessariamente um professor. As vezes alunos de grande destaque nesta matéria de anos anteriores se tornam tutores e iniciam sua vida acadêmica lecionando através destas aulas.

3-Laboratórios
Durante os laboratórios, vocês fazem experiências, trabalhos, simulações, jogos e praticam o que foi aprendido durante as palestras e tutoriais.

Exemplo:

Em economia, os laboratórios são nada mais do que simulações gráficas dos fatores económicos de um certo país, que vai mostrar o que deve acontecer na economia em certa área e como esta afeta as outras áreas da economia. Feito através de computadores, os gráficos demonstram as reações de movimentos econômicos de certas decisões tomadas pelo governo.

Dependendo da matéria, estes laboratórios não existem, mas vale a pena citar, pois se aparecer, vocês estarão preparados para isso.

Horários de Aula
Geralmente os horários de aula são flexíveis, e vocês podem montar a própria grade dependendo da disponibilidade das matérias daquele semestre ou trimestre

Exemplo de um curso full- time (período integral) 4 matérias :

Hora

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

Dom

8-10

Palestra

Economia

Tutorial
Economia

10-12

Gym

Palestra
Marketing

Tutorial Marketing

12-2

Almoço

Almoço

2-4

Palestra

Estatística

Gym

Tutorial
Estatística

4-6

Trabalhar

Palestra
Finanças

6-8

Trabalhar

Tutorial Finanças

Exemplo de horário de 4 matérias (palestras e tutoriais, com dias livres para trabalhar e ir na academia por exemplo. A maior parte dos trabalhos sao feitos em grupo e individualmente, em casa, o que ocupa bastante tempo.

Como você vê, o curso é considerado FULL-TIME pois você tem que estar matriculados em um curso de 4 matérias para ser full–time, mas ao mesmo tempo, tem um horário bem tranquilo. Na verdade não é full-time e sobra tempo para fazer tudo!!

Quer saber mais sobre faculdade na Austrália? Escreva para info@australiago.com

 

Quando você decide estudar no exterior nem sempre imagina os detalhes do processo todo.
Confesso que não tinha a Austrália como destino e fui conferir a Feira de Estudante em SP em duas edições para conferir todas as oportunidades e agências.

No primeiro ano da feira fui atendida pelo Rafael que me abasteceu com todas as informações possíveis para que eu fizesse a melhor escolha para cursar a minha especialização. Apesar das centenas de agências que lá estavam e de todas as pessoas com quem eu conversei, eu só me lembrava das informações, da Australia Go e do Rafael, porque o atendimento foi muito bom e educado.

Já na segunda edição da feira fiquei feliz por reconhecê-los e desta vez atendida pelo Alain tomei a minha decisão de escolhê-los quando comparei o serviço prestado por outros fornecedores, sem dúvida ter uma unidade da agência na Austrália faz toda a diferença.

O planejamento da viagem foi bem tranquilo, seguindo passo a passo e planejando o orçamento para todas as etapas. Em nenhum momento tive medo ou insegurança com o processo. A equipe sempre me alertou de todos os detalhes e dos imprevistos que poderiam aparecer.

E desde que cheguei à Austrália, há 09 meses, eles não deixaram de me dar assistência. Sempre que preciso entro em contato na agência de Surfers Paradise ou uso o skype e e-mail para falar com a agência de SP. A equipe sempre está a postos para ajudar, e ainda, te tratam muito bem, você não é só mais um brasileiro que eles mandaram para cá, você tem nome, você tem histórico. Adoro o atendimento. Recomendei a muitos amigos esta agência, e alguns já embarcaram para terra do canguru também!

Fiquei satisfeita em deixar a Australia Go fazer o meu sonho virar realidade!

Monica Valentin

Masters of Sports Management - Griffith University