BRA 011 3129-8649 | AUS 07 5538-1480 info@australiago.com

Você tem um sonho, fazer um intercâmbio. Mas, não é um intercâmbio para qualquer lugar. Você quer ir morar na Austrália. Fazer novas amizades, conhecer pessoas de todas as partes do mundo, curtir as mais belas prais, aprender a surfar e falar de vez o fino do inglês. Mudar para novos ares, sair da rotina.

Porém, logo vem aquele frio na barriga: não conheço nada de lá… qual a melhor cidade da Austrália para intercâmbio? Como é o povo de lá? Onde vou morar? Será que eu consigo um emprego na Austrália? Será que vou me dar bem com os australianos? Cadê os brasileiros nesse país?

Então, se você tem esse sonho (e essas dúvidas), vem pra cá que eu vou te dar algumas dicas.

Qual a melhor cidade da Austrália para Intercâmbio?

 

Tudo vai depender muito do seu estilo de vida e do que você está procurando. A Austrália é um país muito grande e de muitas faces. Você irá encontrar cidades badaladas como Sydney. Cidades com cara de grande mas vida de cidade pequena, como Gold Coast.

Mas, para te ajudar, separamos um pouco da nossa experiência com intercambistas de todo Brasil para você encontrar a cidade mais tem a sua cara.

 

Cidades brasileiras x Cidades na Austrália

 

Cada cidade australiana tem suas características particulares, embora uma coisa seja comum à todas elas: são incríveis! Encontrar a cidade ideal depende muito do que cada pessoa procura, pois geralmente pessoas que saem de cidades grandes e movimentadas. São Paulo, por exemplo, acaba preferindo um lugar mais tranquilo, como a Gold Coast.

A Gold Coast também atrai pessoas de cidades como Florianópolis. Ou seja, que procuram manter o mesmo estilo e qualidade de vida, além da proximidade com a praia. Já quem sai de cidades mais tranquilas costumam optar por cidades mais agitadas, como Sydney ou Brisbane.

Porto-alegrenses, por sua vez, acabam se estabelecendo em grande parte em Sydney. Alí se formou uma comunidade gaúcha bastante grande. Este relacionamento entre os brasileiros também acaba influenciando a escolha da cidade de destino, uma vez que se mudar para uma cidade onde já se tem amigos e conhecidos estabelecidos permite encontrar um grupo de suporte ao chegar lá.

 

qual a melhor cidade da austrália para intercâmbio

Custo de Vida nas Cidades

 

De forma geral, o custo de vida é similar por toda a Austrália. Porém, o valor dos aluguéis é o que faz a maior diferença nesse quesito, tendo uma grande variação entre as cidades maiores e menores.

Cidades como Sydney e Melbourne possuem um custo de vida mais alto, reflexo da valorização dos imóveis nestes lugares. Isto ocorre porque o aluguel é a despesa fixa que mais tem impacto nas finanças de quem escolhe viver na Austrália, o que é explicado devido ao alto preço dos imóveis nessas cidades – Sydney é uma das cidades mais caras do mundo para se comprar um imóvel.

Quem é proprietário de imóvel em Sydney ou Melbourne, por exemplo, o consegue através de financiamento bancário e, para pagar o financiamento, acabam repassando os altos valores praticados para o preço dos aluguéis. Desta forma, o estudante que está locando um imóvel para morar durante seu período de estudos na Austrália é quem acaba contribuindo para a compra do imóvel no fim das contas.

Já cidades como Brisbane, Perth e principalmente Gold Coast possuem imóveis um pouco mais baratos, o que faz com que o custo de vida nestas cidades pese menos do bolso de quem as escolhe para morar, tornando-as mais atrativas por este aspecto.

Oportunidades de Trabalho

 

 

Existem vagas de trabalho em todas as cidades, sendo que o que mais tem influência na oferta de empregos é a época do ano, pois entre os meses de setembro e fevereiro há um crescimento no turismo e no número de eventos, o que faz com que surjam vagas para se trabalhar em hotéis, bares, restaurantes, etc.

A partir de março, com a volta às aulas e ao trabalho, esses estabelecimentos comerciais ficam menos movimentados e, consequentemente, as oportunidades de emprego diminuem, sendo que todas as cidades sofrem esta oscilação.

Os empregos mais visados são em restaurantes, correios, bancos, casas e serviços de limpeza, sendo que este último é um setor interessante para quem tem inglês básico, já que não exige muita comunicação. Já para quem tem um nível mais avançado na língua inglesa, existe a possibilidade de trabalhar na recepção ou no atendimento em hotéis, bares, restaurantes e áreas relacionadas.

Temos também exemplos de alunos que conseguiram emprego no setor de construção, principalmente em Sydney, Brisbane e Gold Coast, onde existe um grande desenvolvimento econômico. Na Gold Coast tem ainda o Commonwealth Games de 2018, grande evento esportivo que está sendo comparado às Olimpíadas de 2000 em Sydney pelo grande número de obras que estão em execução.

 

E os brasileiros na Austrália?

 

Não existem números oficiais sobre a quantidade de brasileiros vivendo na Austrália, mas é possível dizer que a maior comunidade brasileira está localizada em Sydney. Também existem muitos brasileiros vivendo em Brisbane, Perth, Gold Coast e Melbourne. Já cidades como Darwin e Adelaide ainda possuem uma pequena quantidade de brasileiros vivendo nelas e são indicadas para quem quer viver mais afastado dos compatriotas.