BRA 011 3129-8649 | AUS 07 5538-1480 info@australiago.com

O que é o Australia Day?

Imagine um dia em que se é celebrada toda a diversidade e harmonia de um povo.  A liberdade, a terra, o estilo de vida, os pratos típicos, a democracia, o clima, a vida.  Imaginou?  

Para os australianos, esse é o dia 26 de janeiro, também conhecido como “Australia Day!”O Dia da Austrália é o feriado mais importante do país, em que é comemorada a imensa diversidade étnica e cultural, que faz a Austrália um dos melhores países do mundo. 

Então, você que está pensando em ir morar na Austrália ou passar um tempinho lá, precisa descobrir mais sobre esse dia maravilhoso!

Como surgiu o Australia Day? 

Anteriormente conhecido como “dia do aniversário”, “dia da invasão” ou “dia da fundação” o dia 26 de janeiro remete o mesmo dia do ano de 1788, a data em que o primeiro navio britânico, liderado pelo governador Arthur Phillip, chegou à costa da Austrália, mais especificamente no lugar hoje conhecido como Port Jackson, em New South Wales.  

Neste dia, foi instituída a colonização britânica na Austrália. A população começou a celebrar o Australia Day por volta de 1935, porém, o dia só foi reconhecido como feriado oficial pelo governo em 1994, também incluindo no feriado as comemorações do Survival Day, no qual os povos indígenas comemoram a resistência de sua cultura e tradição após séculos de colonização britânica.  

 

Como o Australia Day é comemorado?  

As comemorações do Australia Day começam cerca de uma semana antes, com a decoração das casas com luzes nas cores da bandeira australiana, cangurus, bandeiras e diversos outros símbolos do país. 

No dia 26 de janeiro, as celebrações se estendem durante todo o dia em todo o território do país. Elas incluem celebrações em família, cerimônias de premiação, competições esportivas, diversos eventos culturais e grandes queimas de fogos, realizadas ao som do hino da Austrália.  

Nas cidades costeiras, como Melbourne e Sidney, ocorrem grandes festas nas praias, como o “Australia Day Havaianas Thong Challenge” competição promovida pela marca brasileira Havaianas, na qual as pessoas entram na água com boias infláveis gigantes no formato de chinelos com as cores da bandeira da Austrália, dispostas a quebrar o recorde do maior número de havaianas infláveis gigantes no oceano. 

No início da noite é o momento das queimas de fogos, que costumam durar cerca de 30 minutos e atrair multidões em diversas cidades da Austrália.  

Para ilustrar um pouquinho de tudo que falamos, veja abaixo um vídeo publicado pela Experience Perth no YouTube.

  

Você sabia? 

  • Em cada região administrativa da Austrália, pessoas comuns são homenageadas por seu talento e contribuição à sociedade, entre os prêmios estão as categorias de “Cidadão do Ano”, “Esportista do Ano”, “Estudante do Ano” e “Cidadão Sênior do Ano”. 
  • Este último, concedido à pessoas com mais de 60 anos por suas contribuições à sociedade. 
  • As famílias costumam levar diversos tipos de comida, como o famoso churrasco australiano, para as comemorações em locais públicos. 
  • A solidariedade impera no Australia Day, e neste dia, diversos eventos de caridade são promovidos.