BRA 011 3129-8649 | AUS 07 5538-1480 info@australiago.com

– CUSTO DE VIDA – 

CUSTO DE VIDA

QUANTO CUSTA MORAR NA AUSTRÁLIA?

O custo de vida varia muito de cidade para cidade, mas ao mesmo tempo, o salário mínimo não varia, então você tem o mesmo salário na Austrália toda, e dependendo de onde for ficar, este salário pode valer mais pois o custo de vida sendo menor, você acaba conseguindo viver em um apartamento ou casa melhor, rachando as despesas com menos pessoas, e consequentemente tendo melhor qualidade de vida.

Por isso analise bem quanto você vai poder gastar por mês, ou por semana em cada cidade, pois Sydney por exemplo, o aluguel que será a sua maior despesa, é o maior da Austrália, e normalmente, quem mora em Sydney acaba morando com muito mais gente dentro da mesma casa/apartamento para conseguir rachar o aluguel. Já na Gold Coast ou outras cidades mais baratas por exemplo, aonde o custo de vida é o mais suave pois o aluguel fica mais barato, você consegue ter um quarto somente seu, o que faz uma grande diferença no seu dia a dia, pois rachar o quarto com mais uma pessoa, pode se tornar um problema com o passar do tempo.

Lembrando que tudo isso é muito relativo pois depende muito do orçamento de cada um, e o valor que você tem disponível para investir na sua acomodação, comida, lazer e tudo mais, tudo isso varia de pessoa para pessoa, mas a maioria quer economizar bastante, então se precisar mais dicas, entre em contato que podemos te passar mais infos sobre isso.

Os valores de roupas na Austrália varia muito, pois existem algumas lojas de fábrica (outlets) e outras lojas de departamentos que também tem preços excelentes. Algumas delas são K-Mart, Big W que tem custo mais baixo. As lojas Myer e David Jones já têm preços mais caros por ter marcas de roupas mais de griffe.

Calculamos baseados no site do departamento de Imigração Australiana, que um estudante na Austrália necessitará de aproximadamente 19,830 Dólares Australianos por ano. Esta quantia cobre o aluguel, alimentação, roupa básica, transporte público e livros. Sobre os cursos, podemos te passar um orçamento detalhado, é só você preencher o cadastro aqui que podemos te enviar em breve tudo isso.

Lembre-se que em grandes centros como Sydney e Melbourne o custo de vida do estudante pode bem mais altos, por conta do maior valor dos aluguéis, transportes públicos e alimentação, que nem sempre  é o mesmo de cidade para cidade, principalmente por conta tambem da distancia da sua acomodação para a escola, pois morar no centro comercial (chamado CBD) fica inviável, pois o aluguel é bem mais caro, então morando em cidades maiores, as regiões que são os bairros, geralmente são longe da escola, podendo levar em media de 40 minutos a 1 hora de trem, ônibus e metro.

No entanto, morar na Austrália e conseguir se manter financeiramente não é uma tarefa difícil. O visto de estudante permite trabalhar legalmente até 40 horas quinzenais, podendo gerar semanalmente uma média de 250 a 400 Dólares australianos (ou mais), dependendo do seu salário. Com esse valor é possível pagar o aluguel, alimentação e transporte durante o período de intercâmbio.

A maior preocupação dos estudantes é  sempre em relacao a poder se manter, durante o curso, e sim, é  possivel, pois desde 2000 temos alunos chegando, se mantendo e ainda comprando novos cursos, com o próprio dinheiro, pois as escolas (uma vez que você esteja na Austrália) permitem parcelamento dos cursos, e fica mais simples pagar. Saindo do Brasil é muito mais difícil conseguir o parcelamento direto com as escolas, pois estas em sua maioria não permitem os parcelamentos saindo do pais de origem, somente chegando na Austrália na hora da renovação, pois sabem das dificuldades que os alunos tem na hora de renovar, e querem sempre ajudar. Logicamente que nem todas as escolas tem esta flexibilidade de parcelamento, mas muitas já tem, e facilitam muito isso para todos, por isso oferecemos parcelamentos na hora de pagar seu curso, fale com a gente.

Procurar emprego é simples, e vamos falar deste assunto mais para frente, mas resumindo, o que é  importante é  distribuir o máximo de currículos possíveis, pessoalmente em todos os restaurantes, hotéis, empresas de limpeza (cleaning), bares, night clubs, e qualquer lugar que você sentir que tem uma chance, e pessoalmente, sempre bem vestido (a), normalmente é muito eficiente. Via os sites que recomendamos, tambem é  muito importante, se cadastre no máximo de agências de emprego possíveis, pois dependendo do emprego, muitas agências tem acesso e outras não tem (como eventos de corrida de cavalos, estádios de jogos de futebol/rugby/AFL), eventos especiais, enfim, muitas agências de empregos tem acesso, e vocês não acham isso em qualquer lugar, e estando cadastrados, quando aparecem estes grandes eventos, são chamados via e-mail, então não deixe de se cadastrar.

A partir de Janeiro de 2010 os custos de vida básicos, sob a legislação da imigração Australiana aumentaram um pouco. Sob os novos regulamentos, para visto de estudante, e seus dependentes, os alunos tem que ter aproximadamente os seguintes valores:

  • A$19,830 por ano, para o estudante sozinho (sem dependentes);
  • A$6,940 por ano para o (a) esposa, marido, ou companheiro de fato;
  • A$2,970 por ano para cada filho;

Estudantes devem demonstrar que estes fundos estão disponíveis para cobrir seus custos na Austrália.

Os montantes acima são aproximados e indicativos, e estes valores podem variar consideravelmente dependendo de onde você for morar na Austrália.

Orçamento 

Antes de viajar, e logo que chegar na Austrália, e’ importante deixar um valor fixo para poder gastar toda semana, ou todo mes, assim não gastam mais do que podem gastar, e para isso é recomendado que se faça um orçamento dos custos de vida, incluindo roupa, alimentação, acomodação, transporte e lazer. Custos de viagem e creche (em caso de crianças pequenas) também devem ser levados em consideração. É importante que se saiba quanto dinheiro será gasto durante sua estada na Austrália, tendo assim, controle das suas finanças, lembrando que se você precisar de ajuda para montar este orçamento, fale com a gente.

O custo em geral de tudo, varia muito de cidade para cidade, mas ao mesmo tempo, o salário mínimo não varia, então você tem o mesmo salário na Austrália toda, e dependendo de onde for ficar, este salário pode valer mais pois o custo de vida sendo menor, você acaba conseguindo viver em um apartamento ou casa melhor, rachando as despesas com menos pessoas, e consequentemente tendo melhor qualidade de vida.

Shopping

Na Austrália, você vai encontrar Shopping Malls incríveis, mas atenção com os horários. A maioria deles abre às 9h da manhã e fecha às 5h da tarde. Uma vez por semana as lojas ficam abertas até às 9h da noite. Estes dias são chamados de Late Night Shopping e podem variar dependendo da cidade e Shopping Mall. Em alguns lugares é na Quinta Feira, e em outros na Sexta. Logicamente que existem alguns supermercados que são 24 horas, mas são poucos.

Este horário é bem diferente dos horarios que os estrangeiros estao acostumados, mas depois de algumas semanas, vocês acabam se acostumando e encaixando seus horários a esta novidade. Logicamente que existem algumas cidades maiores que tem lojas 24 horas, mas a maioria das cidades, tem esta regra de fechar as 5 da tarde, na maioria dos dias.

As principais redes de supermercados são: Coles, Woolworths e Aldi que geralmente ficam abertas ate’ as 8 ou 10 da noite dependendo do dia. As lojas de departamento mais conhecidas são a Myers e a David Jones, geralmente fecham as 5 e ficam dentro de grandes shopping centers.

Segue abaixo uma lista de preços aproximados de produtos que encontramos em supermercados australianos:

Produto Coles Woolworths
Arroz (1kg) 2,00 2,00
Açúcar (1kg) 2,21 2,01
Leite (1l) 2,00 2,15
Pão de forma 0,85 0,85
Manteiga (250g) 2,20 2,80
Sal (1kg) 0,90 0,99
Tomate (1kg) 7,90 5,40
Cebola (1kg) 3,40 2,00
Banana (1kg) 3,90 3,50
Maçã (1kg) 5,00 4,90
Batata (1kg) 9,00 7,00
Cenoura (1kg) 2,50 2,50
Macarrão (500g) 1,80 1,70
Coca-Cola (2l) 2,20 3,00
Carne Moída (500g) 7,00 8,00
Sabonete (4uni) 3,14 3,00
Detergente 2,20 2,40
Sabão em pó (1kg) 6,00 6,00
Pasta de dente (175g) 7,90 7,00
Papel Higiênico (18uni) 10,58 10,00

Obs.: Preços em AUS$ (Consultados nos sites: www.woolworths.com.au /
www.coles.com.au no dia 20 de maio de 2017).

Se precisar de mais infos, nos deixe um recado ou escreva para info@australiago.com

Quer descobrir qual a melhor cidade para fazer intercâmbio? Veja abaixo diversas todas as nossas opções.

História

Cultura

Custo de Vida

Economia

Estilo de Vida

Esportes

Transporte Público

Natureza

Principais Feriados

Símbolos

Sociedade

Vocabulário

O interesse pela Austrália já existia há muito tempo, sempre foi algo meio natural dizermos um para o outro “quando a gente estiver morando na Austrália…”.

O sonho que parecia tão distante de ser realizado quando nos conhecemos há 12 anos atrás foi tomando forma aos poucos, até que no ano passado tivemos que tomar uma atitude concreta com relação a essa mudança: “E aí? Vamos ou não?”.

A resposta “Vamos!” veio com uma série de outras perguntas: “Como? Quando? Quem poderá nos ajudar?”… Foi nesse ponto que conhecemos a Australia Go, no próprio site do MARA https://www.mara.gov.au/ (pois nos preocupamos muito em termos apoio de uma empresa idônea e reconhecida pela imigração) pegamos o email e entramos em contato com Alain e com o Johannes!

Desde o primeiro contato, eles nos deram todo suporte necessário: melhor opção de visto, passando pela documentação, aplicações, inscrições, upload de informações, intermediações com a imigração, dicas, etc… enfim, tudo que precisávamos para conquistarmos nosso objetivo, o visto de residente permanente na Australia!!! O resultado não poderia ser melhor: em tempo recorde, nosso visto está em mãos e estamos nos preparando para deixar essas terras tupiniquins e rumar para “land down under”!

Agradecemos a Australia Go por todo auxilio, suporte, atenção, eficiência, profissionalismo e dedicação que tiveram conosco e com todo nosso processo. Obrigado por terem feito parte da nossa história e nos ajudado nesse passo tão importante de nossas vidas e realizado nosso grande sonho!!!

Nos encontramos em breve na Austráliaaaa!!!

Bruno Mendes e Esposa

Residentes Permanentes na Austrália